quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Publicada hoje matéria no jornal A Gazeta, Vitória (ES)

Discos - Ainda nos embalos dos anos 80

26/11/2009 -  (A Gazeta)

Tatiana Wuo


As duas bandas já venderam, cada uma, mais de 70 milhões de discos pelo mundo. Influenciaram gerações e gerações de pessoas, músicos e bandas e tem hits cantados até hoje. Se você faz parte da geração 80, provavelmente vai se lembrar de sucessos como "Save A Prayer" e "Ordinary World", do Duran Duran, ou "Take On Me" e "I've Been Losing You", do A-ha.

São bandas representativas da década em que o pop e o rock era livremente misturados a sintetizadores. O som eletrônico, dançante e menos orgânico tomou conta das programações de rádios e fez a trilha sonora de muitas festas naquela época. Contemporâneos – o A-ha nasceu em 1982 na Noruega e o Duran Duran, em 1978 na Inglaterra – os grupos passaram por uma repaginação nos anos 2000 (que inclui o visual arrumadinho, repare nas fotos) e continuaram abastecendo o mercado fonográfico com lançamentos.

Primeiro, o Duran Duran aparece com o DVD "Live from London", gravado ao vivo na arena de Wembley com a formação original – Simon Lebon (voz), Andy Taylor (guitarra), John Taylor (baixo), Roger Taylor (bateria) e Nick Rhodes (teclados) – durante uma reunião do grupo em 2004. O show mostra um grupo maduro e ainda cheio de fôlego. Turnê que passou pelo Brasil em 2008, onde o Duran Duran fez shows no Rio de Janeiro e em São Paulo.

No repertório do DVD (que também inclui um documentário sobre a história do grupo), canções marcantes e que fizeram parte da trajetória dos britânicos. São 20 composições que passeiam pelos 30 anos de carreira e traz alguns clássicos memoráveis como a já citada "Save a Prayer" (em que o sintetizador chama a atenção, assim como as centenas de celulares acesos na plateia), além de "Notorious" (um funk soul dançante de primeira). Incrível como a voz de Lebon continua soando límpida e os hits têm potencial para levantar o público.

Inéditas
Por outro lado, se o Duran Duran apostou nos grandes sucessos reeditados ao vivo, o A-ha preferiu ir por um caminho menos fácil. O trio, formado por Morten Harket, Magne Furuholmen e Paul Waalktaar-Savoy, reuniu 10 canções compostas e gravadas em pontos bem distintos do mundo, algumas em Oslo, outras em Nova York, para lançar seu nono álbum de estúdio.

Em "Foot of The Mountain", o grupo volta ao synth-pop que o consagrou, usando referências de sua própria trajetória (aliás, eles até chegaram a declarar que antes de lançar o disco, tentaram várias versões das músicas, mas sempre voltavam para os sintetizadores) e, também, criações mais recentes de bandas como Arcade Fire, como declarou Paul ao falar da inspiração na hora de compor.

Mesmo acrescentando elementos atuais, o A-Ha de 30 anos depois continua parecido com o dos anos 80. E se foi influência para bandas como The Killers e Keane, foi referência para seu próprio trabalho, sem medo de se repetir. Por isso, é como voltar no tempo ouvir músicas como "Riding The Crest" (o começo parece até música de videogame) ou "Foot Of The Mountain", nome do disco, que tem um quê mais atual e é uma ótima balada; "Shadowside" remete a Duran Duran com baixo bem marcado; clima bem diferente em "Nothing is Keeping You Here", mais roqueira.

Se este é mesmo o último disco do grupo, como foi anunciado por eles, os fãs devem gostar dessa despedida com sabor oitentista.

Ouça e veja
A-HA - Foot of The Mountain
Lab 344 10 faixas
Quanto: R$ 25, em média

Duran Duran - Live from London
Som Livre 20 faixas
Quanto: R$ 35, em média (DVD)
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário