sábado, 5 de dezembro de 2009

Boa crítica sobre FOTM

'Foot Of The Mountain' (A-HA)

Para se despedir dos fãs

Todo mundo sabe que o A-HA é aquele tipo de banda que, volta e meia, dá um tempo. Mas, parece que agora é sério. "Foot Of The Mountain" foi anunciado como o último álbum de estúdio da banda norueguesa. Se não chega a ser um disco fantástico, "Foot Of The Mountain" mostra que o A-HA ainda podia queimar mais calorias. Algumas faixas do álbum podem até mesmo ser comparadas com o trabalho inicial de Morten Harket, Magne Furuholmen e Paul Waaktaar-Savoy. Não que isso signifique grande coisa, mas, pelo menos, é o suficiente para deixar os seus saudosistas fãs, felizes.

Depois de alguns trabalhos em que o A-HA se perdeu um pouco, o nono álbum do grupo está bem acima de seus discos anteriores, como "Lifelines" (2002) e "Analogue" (2005). Pode-se até mesmo dizer que "Foot Of The Mountain" é o melhor álbum do A-HA desde "Stay On These Roads" (1988). E isso não é exagero. Apesar de alguns excessos eletrônicos, "Foot Of The Mountain", em alguns momentos, marca um retorno da banda ao synthpop que lhe trouxe a fama.

Um exemplo dessa "volta" é "Riding The Crest", a melhor do álbum, e que traz ecos dos primeiros trabalhos do A-HA. A canção parece que ficou perdida em alguma gaveta empoeirada do início dos anos 80, com a vantagem de ter tido a sua sonoridade atualizada. Méritos para o produtor Steve Osborne (U2, Elbow, New Order, entre outros), que já havia feito trabalho semelhante com o The B-52's, que rejuvenesceu no ótimo álbum "Funplex", lançado no ano passado.

Além de "Riding The Crest", outras faixas se destacam em "Foot Of The Mountain", especialmente as que trazem de volta esse synthpop. São os casos de "What There Is", uma canção antiga de Magne, e "Sunny Mystery", esta última um pouco mais sombria. Não por acaso, todas elas tiveram a mão de Steve Osborne. As canções que seguem uma linhagem mais puxada para o pop melódico ficaram a cargo do produtor Roland Spremberg. E elas também representam bons momentos de "Foot Of The Mountain", a começar pela própria faixa-título (e primeiro single do álbum), "Shadowside" e "Nothing Is Keeping You Here", que faz um estilo mais moderno, lembrando bandas como o Keane e o Coldplay.

Já o terceiro produtor, Mark Saunders, é responsável por canções com uma sonoridade mais sombria, como "The Bandstand" e "Start The Simulator", claramente influenciadas pelo Depeche Mode.

Para quem não é fã do A-HA, certamente, "Foot Of The Mountain" passará despercebido. Mas os fãs não terão do que reclamar, a não ser pelo fato de ser o último álbum de estúdio da banda.

Luiz Felipe Carneiro

Cotação: ***1/2
 


  
 

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