quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Entrevista com Melanie C publicada hoje

Veículo: Jornal A Gazeta (ES)

Garota papo firme

23/12/2009

Tatiana Wuo

Na metade dos anos 90 elas eram as cinco garotas mais cobiçadas da indústria da música. Cantavam e dançavam um pop açucarado que contagiou o mundo. Cada uma do seu jeito, as Spice Girls conquistaram fãs em várias partes do globo e uma fama que lhes rende destaque até hoje, quase 15 anos depois do seu auge.

Da separação até a recente reunião para um show, há dois anos, Emma Bunton, Geri Halliwell, Melanie B, Melanie C e Victoria Beckham continuam produzindo material para o mercado fonográfico, como é o caso de Mel C, apelidada de "Sport Spice".

A cantora acaba de lançar seu primeiro DVD ao vivo, "Live Hits", gravado no The Bridge, em Londres, com repertório que passeia pelos discos "Northern Star" (1999), "Reason" (2003) e "Beautiful Intentions" (2005), que juntos já venderam mais de quatro milhões de cópias.

Além disso, ela coloca nas prateleiras brasileiras o inédito "This Time", quarto álbum solo que traz canções produzidas e arranjadas por nomes como Stephen Hague (que trabalhou com New Order e Pet Shop Boys), Steve Mac (Leona Lewis e Kelly Clarkson) e Peter-John Vettese (Simple Minds e Bee Gees).

Em entrevista por telefone ao Caderno 2, direto de Londres, a eterna Spice Girl conversou sobre produção, música, e não descartou uma possível volta das meninas.

Como foi o processo de produção deste disco?
Foi muito divertido fazer meus dois últimos albuns, porque eles foram lançados pelo meu próprio selo. Então eu tive muita liberdade na hora de fazê-los e pude, criativamente, fazer o que eu quis, em qualquer estilo. Neste disco eu quis fazer algo mais suave, com mais baladas e músicas acústicas. Foi legal ter a minha banda tão envolvida neste processo.

Você é compositora também. O que lhe inspira?
Eu sempre amei música, desde que eu era muito jovem, amava como eu me identificava com as canções. Sempre quis escrever músicas. Comecei quando eu tinha 15 anos. Hoje, inspiração para mim é a vida, o que acontece comigo e com as pessoas que estão ao meu redor. É muito bom poder expressar minhas emoções através da música.

Você atualmente está em cartaz com um musical, não é?
Sim. Estou em cartaz em Londres, no West End. Atuo numa peça chamada "Blood Brothers", que tem muitas canções. Na verdade é uma história antiga, mas que se passa em Liverpool, de onde eu sou. É sobre uma família operária que sofre uma tragédia. É uma história triste, muito emocionante e que tem sido uma enorme experiência para mim.

No DVD ao vivo, você parece estar se divertindo no palco...
Eu amo estar no palco. É o meu lugar favorito no mundo. Mesmo que às vezes eu cante músicas mais tristes, ser capaz de interpretar e fazer as pessoas curtirem a música é uma coisa que me deixa muito feliz.

O que você gosta de ouvir em casa?
Eu escuto coisas de vários estilos, mas gosto muito de bandas de rock como Foo Fighters, Queens of The Stone Age e Red Hot Chilli Peppers. Também ouço Amy Winehouse, James Morrison.

Conhece alguma música brasileira?
Eu provavelmente conheço algum samba, mas não muito bem. Espero visitar o Brasil no ano que vem e, com certeza, vou descobrir alguma coisa quando estiver aí.

Com o grupo Spice Girls você obteve sucesso mundial. Quais são as lembranças desse período?
Tenho ótimas lembranças. Nós tivemos momentos incríveis quando tudo aconteceu pela primeira vez, na metade dos anos 90. Há dois anos, quando nos reunimos e fizemos turnê juntas de novo, foi tudo fantástico.

É possível uma volta?
Eu espero que sim. Me diverti muito com as garotas, mas definitivamente estamos todas muito ocupadas agora. A Emma tem um programa de rádio aqui na Inglaterra, Geri está escrevendo muito, Victoria sempre ocupada com sua moda e Melanie apresenta um programa de TV. Nós todas estamos bem ocupadas, mas espero uma reunião em breve.

E com a carreira solo? É possível fazer show no Brasil?
Está nos meus planos. Estou tão empolgada com o álbum novo e com vontade de mostrá-lo... Agora estou mais envolvida com o meu projeto no teatro, que deve ir até o final do ano. Mas minha intenção é em breve voltar aos shows, aos palcos.

Veja e ouça

Melanie C

DVD Live Hits
LAB 344. 20 faixas
Quanto: R$ 40, em média

Melanie C

This Time
LAB 344. 14 faixas
Quanto: R$ 18, em média

Garotas apimentadas

Começo
O grupo britânico Spice Girls surgiu em 1993, formado por Emma Bunton, Geri Halliwell, Melanie B, Melanie C e Victoria Beckham. Tornou-se conhecido em 1996 com o primeiro single, "Wannabe".

Sucesso
Com apenas três álbuns gravados, "Spice", "Spiceworld" e "Forever", o grupo vendeu mais de 55 milhões de discos, tornando-se a banda pop e girlband mais famosa mundialmente de todos os tempos, e recordista de vendas.

Crise
Após a demissão do empresário Simon Fuller e a saída de Geri Halliwell do grupo, em 1998, as Spice Girls passaram algumas conturbações, retornando apenas em 2000 com o terceiro álbum, "Forever". Em 2001 o grupo dissolveu-se definitivamente, seguindo, cada integrante, sua própria carreira musical distinta.

Reunião
As meninas voltaram a se reunir com a formação original em 2007, para gravar o disco "Greatest Hits", com algumas faixas inéditas, e realizar uma turnê mundial, "The Return Of The Spice Girls" (O Retorno das Spice Girls), com seus maiores sucessos. O fim oficial foi no ano passado.

Hits
O grupo coleciona grandes sucessos como "Wannabe", "Holler", "2 Become 1", "Say You'll Be There", "Viva Forever" e "Spice Up Your Life".

Mel C
A cantora tem uma carreira solo bem-sucedida com quatro álbuns lançados. O mais recente, "This Time", saiu em 2007 na Europa pelo selo independente da própria Melanie. A edição brasileira inclui a música "Fragile", b-side original do single "The Moment You Believe", e a gravação (bônus) de "Want Candy" (1965), canção-título da comédia britânica estrelada por Carmen Electra.

2 comentários: